Monday, February 23, 2009

Citizen Kane

É inevitável dedicar, novamente, um post àquele que é um dos meus lugares preferidos em Madrid – o Cine Doré, cinema pertencente à Filmoteca Española. Frequento este cinema com bastante regularidade já conhecendo e discutindo cinema com o senhor da livraria totalmente dedicada à film industry espanhola e além-paellas que o Cine Doré alberga. Não estivesse tudo em espanhol e eu, seguramente, já ali tinha gasto, para desconsolo da minha mãe e da minha conta bancária, uns quantos euros (além do boneco Woody Allen, ao qual não consegui resistir).

Desta vez, regressei para ver Citizen Kane. Qualquer cinéfilo sente um friozinho na barriga quando surge a possibilidade de ver um clássico como este na pantalla grande. Ou seja, não é todos os dias que podemos estar sentados numa sala de cinema a ver um filme com sessenta anos e, neste caso, aquela que é considerada a melhor película do século XX (altamente discutível, but still), provocando um sentimento de êxtase e, quiçá, privilégio – ou um sentimento de espanto para quem não acha piada nenhuma à coisa e está neste momento a pensar “como raio ela paga para ir ver um filme de 1941 com tanta festa Erasmus a acontecer em 2009?!”.


E por falar em salas de cinema… minha gente, esta mais parece uma autêntica sala de teatro de contornos decorativos manuelinos que não permitem evitar um “wow…” quando se entra. Enjoy!

5 comments:

Anonymous said...

já ansiosa por voltar a ler algo teu, regresso para uma x mais te dizer que são estas pequenas coisas que te fazerm especial. Qual Slumdog Millionaire, qual quê? Investe nos tesourinhos do passado e sê feliz :) *beijo (não te digo de onde, para n me rogares mais pragas, do que aquelas que já rogaste)

Madison Stark said...

ó minha kikax das arábias, por você eu escrevo. dos meus 3 leitores e meio você é a estrela que reluz com mais intensidade!

e quanto às coisas feias que eu te digo sobre estares de bikini no DUBAI deixa-me falar... é só inveja. inveja, inveja, inveja.madis

Anonymous said...

1. diz q disse q uns tais de guano apes se vao juntar de novo. =)
2. decidimo-nos por londres. pelos vistos ate somos capazes de arranjar la casa. ;)*

susana said...

Quem é que quer saber de festas quando na tela se tem, nem mais nem menos que o Orson Welles?! Bom filme, sim, embora também ache o rótulo exagerado. Era um tipo mesmo muito à frente para o seu tempo. Se ainda não tinhas visto o filme, espero que tenhas gostado! =)

Madison Stark said...

leitoras mai lindas que eu tenho!
uma dá-me noticias sobre guano apes, a outra compartilha a preferencia por Orson Welles em vez de cañas y copas!

vocês são daqui pah (pontinha da orelha)!