Sunday, February 8, 2009

Noites de Bacalhau

Atendendo aos pedidos incessantes dos intervenientes do meeting (em espanhol mitín) em questão, peço desculpa de não ter postado isto antes mas não me parece que escrever sobre a vida social do emigrante português ajude-me en los examenes! (Tal como andar a pesquisar coisas da minha recém-descoberta fé, The Church of the Flying Spaghetti Monster, claramente não me serviu de muito para o exame de Fuerzas Religiosas…)


Mas, finalmente, aqui está ele, o belíssimo Bacalhau à Brás da quinta-feira passada. Isto de se comer bacalhau no estrangeiro (sim eu sei, não é estrangeiro, é Espanha) tem mesmo um gostinho especial e, confesso, senti a emoção proveniente do meu paladar lusitano ao saborear este marco culinário português. E, se a tamanha iguaria, adicionarmos cerveja Sagres e o Toninho como música de fundo então, meus amigos, é impossível não verter uma lágrima de saudade desse nosso pedaço de terra, há séculos encurralado entre peixes e espanhóis. Isso e mais uma vez ir com um tupperware de sopa no metro (que eu quando consigo refeições decentes não as deixo escapar e peço logo serviço take-away além do serviço de mesa da hora).

Convém referir, também, que esta foi mais uma semi-despedida do casal português que regressa à pátria (para a semana haverá uma terceira despedida e, pelo andar da carruagem, ainda telefonam de Badajoz para partilharmos todos um último caramelo).

Não me vou alongar mais pois já dei o discurso melancólico do goodbye and farewell a semana passada e ainda terei que inventar algo profundo para (voltar a) dizer a semana que vêm!

3 comments:

Unknown said...

Não será de Badajoz, mas sim de Vilar Formoso. Talvez um pouco antes... =Pp

Unknown said...

se eu digo q é vilar formoso como faço a piada do caramelo?!

Anonymous said...

agora sim, entendes me e consegues dar valor aos marcos lusitanos :p a vida é uma ironia constante. para comemorar a tua chegada, vamos aos pastéis de belém e vá desta x pago eu.. já que não queres vir ter cmg a estas bandas!! (sim, já tinha saudade de mandar a minha axazinha eheh)