Saturday, September 13, 2008

Encontros do 1º Grau

Palácio Real ao fundo.

Esta semana que passou teve início o Curso de Espanhol, gentilmente oferecido aos alunos Eramus pela UCM. As primeiras impressões foram boa, especialmente pelo enorme gosto de conhecer o Alejandro – um sul-coreano que se auto-baptizou com tão singelo e ocidental nome. Quando lhe perguntei o porquê desse nome – é deveras estranho chamar um rapaz tão obviamente asiático por um nome tão obviamente latino – disse-me que era fan de Alejandro Sanz e que assim as pessoas não teriam dificuldade em dizer o seu nome, como seria o caso se utilizasse o seu nome de origem. É uma grande personagem, sem dúvida.

Outras personagens já encontradas são os tugas. Apesar de apenas se terem conhecido aqui, já está tudo amigo com trocas de números de telemóvel espanhóis recém-comprados e combinações de cafés (de preferência numa loja Delta, porque o café português é outra loiça!).

Povo que parece que se mudou em peso para Madrid são os alemães. Muuuuitos, muitos, muitos Erasmus alemães. Eles gostam bastante disto mas faz-lhes um pouco de confusão a falta de organização latina em comparação com os métodos ultra planeados alemães. Ainda ontem dizia-me uma alemã (sem crítica, apenas incrédula) que tinha ido à Oficina de Erasmus da sua faculdade e que a mandaram embora porque não tinham tempo para a atender. Eu reconfortei-a tentando explicar o latin way of life.

Nota Final: Quem quiser asilo político em Madrid apenas tem que pedir e preencher o formulário. Aviso que têm de dormir no sofá mas se a francesa aqui da casa pode cá meter meia França quase todos os dias a dormir (só hoje foram dois), eu também posso albergar todo o Portugal que me apetecer.

No comments: